sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ocidente X Oriente- "A comunicação e a não comunicação de uma forma comunicativa"




















Para esta proposta, decidi desenvolver uma ideia de um trabalho pessoal. Este trabalho tem como tema a posição da mulher no Ocidente e Orientem sendo, uma influência da fotógrafa iraniana Shirin Neshat.
Envolvi-me neste tipo de trabalho, devido à curiosidade tida pelas minhas origens, pertencentes também às duas culturas (sendo portuguesa por parte da minha mãe e iraniana por parte do meu pai).
Utilizo também como meio, a fotografia a preto e branco por criar maior impacto, em que costumo criar altos contrastes de luz /sombra. Dentro do mesmo tema já considerei o tema das religiões, e ultimamente a posição social da mulher (pois também é um tema que me interessa bastante, talvez por ser do sexo feminino).
Com o conceito de arte e comunicação, lembrei-me que o tema da mulher poderia ser uma hipótese de trabalho. Claro que o conceito é um pouco diferente, não é referente a comunicação de telecomunicações; aqui o comunicar refere-se a um ser humano, o que ele próprio nos transmite no seu meio social.
A mulher nas duas culturas sofreu por várias transformações e evoluções, mas talvez mais no Ocidente, uma vez que no geral o pensamento em relação à mesma não é tão retrógado (excluindo alguns casos), podendo esta comunicar mais livremente, podendo se exprimir, enquanto que no Oriente em alguns países a arte de comunicar por parte das mulheres é mais reprimida.
Aqui coloca-se o paradoxo Comunicação – Não Comunicação.
O meu trabalho vai ser de certa forma informar esse paradoxo,e vai ser utilizado um meio de comunicação visual, a fotografia, podendo eu afimar que o tema do meu trabalho é "A comunicação e a não comunicação de uma forma comunicativa".
Para este trabalho pesquisei muita teoria sobre o tema, tanto na internet, como também através de um livro que já tinha lido "O harém e o Ocidente" de Fatema Mernissi, e também me ajudou um pouco a animação "Persepolis" de Marjane Satrapi.
Os tópicos para a base das minhas fotografias foram as seguintes :

Comunicação: - a mulher ocidental desde que obteve igualdade, liberdade e direitos, teve o poder da comunicação nas mãos;
- pode-se exprimir : falar, opinar, evidenciar na sociedade;
- pode pensar e pode revelar o que pensa sem ser punida;
- as fotos são mais provocantes (liberdade de se vestir como quer);
- pode fumar livremente em espaço público (apesar de não ser fumadora, achei que o deveria representar);
- a mulher ocidental comunica com o corpo e mente;
- "o sorriso pode ser tão revelador como o olhar"; existem vários tipos de sorrisos que exprimem sentimentos diferentes:
"Europeus- sorriso malicioso e divertido; espanto/choque"
"Americanos- sorriso embaraçoso genuíno e franco (vergonha)"
Estas expressões foram retiradas do livro que li, como resposta ao tema Harém, uma vez que estes sorrisos que se falam são reacções de jornalistas em relação ao facto da autora ter sido criada num harém;

Não- comunicação: - a mulher no Oriente é mais reprimida; em alguns países é isenta de direitos, liberdade, igualdade próprias;
- permanece calada, sem se exprimir; a sua comunicação é nula;
- o seu pensamento, é-nos comunicado pelo silêncio;
-existe medo; esconde-se pela burka, chador;
- as fotografias deverão ser tapadas com lenço, símbolo dos seus véus;
- realçar os olhos;
- lenço a tapar bruscamente a boca, sinal de silêncio absoluto;
- a mulher oriental comunica com os olhos: "os olhos são a grande porta de entrada para a alma" Fatema Mernissi;
- uma boa táctica : mulher baixa o olhar, para que os homens nunca podessem ler os seus pensamentos.

Através destes parâmetros desenvolvi a série fotográfica, sendo eu a protagonista das fotos; eu faço questão de ser eu a ser retratada, uma vez que só assim penso conseguir transmitir a minha ideia, encenando à minha maneira;

3 comentários:

  1. mtmt bom adorei as fotografias.

    um cuidado muito especial nelas*

    ResponderEliminar
  2. acho as fotos realmente geniais, como ja tinha dito no hifibeee lol continua..já tens uns estilo proprio...inda tenhu de ler com atenção para já fikei-me pelas imagens!

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião em relação às fotos já sabes qual é. ;)

    Só não concordo na totalidade com a ultima parte em que dizes que fazes questão de seres tu a retratada porque encenas a tua maneira. Acho um argumento um pouco, digamos, frágil porque, por mais que queiras ser tu a interpretar esse papel simbólico de dois extremos, o resultado nunca vai ser 100% controlado por haver outros intermédios na realização desse conjunto de imagens, quer seja o próprio meio (a fotografia), quer seja o fotografo, que deixa sempre uma marca pessoal nas imagens que produz, mesmo que estas sejam uma "encomenda".
    Acho que te compreendo quando dizes isto, por ser uma coisa que te é muito pessoal...

    Bem, continua com estes trabalhos que é para o pessoal alimentar o olhar com coisas de boa qualidade! :D

    ResponderEliminar